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O desafio do atendimento 3.0

Sabemos que o mercado se renova o tempo todo, seja no ciclismo ou em qualquer outro segmento, assim como a forma de comprar. Há 20 anos, vender na internet era coisa de maluco, criar uma tendência de mercado para além das fronteiras do bairro, da cidade, levava meses, algumas, anos!


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Em pleno 2024, isso caiu por terra, o vendedor ou atendente mal informado pode tomar um "chá de balcão" do cliente, muito disso se deve ao fato de quase tudo estar disponível na rede, o cliente consome muito conteúdo sobre o produto antes de ir para a compra de fato.


Diante desse cenário dinâmico, é fundamental que as bicicletarias e bike shops se adaptem e ofereçam um atendimento cada vez mais personalizado e diferenciado.


Neste artigo, vamos explorar algumas estratégias para otimizar o atendimento e aumentar as vendas, especialmente no segmento de bikes entre 1 e 3 mil reais, que representam 70% do faturamento das lojas do Brasil. Vamos lá!


Dicas para otimizar o atendimento:


  1. Conheça o seu cliente: Antes de tudo, é essencial conhecer o perfil do seu cliente. O que ele procura em uma bicicleta? Quais são suas necessidades e preferências? O que ele busca é compatível com o valor que ele prevê investir? Essas informações são cruciais para oferecer um atendimento personalizado e assertivo.

  2. Ofereça variedade e qualidade: Ter uma boa variedade de produtos em diferentes faixas de preço é fundamental. No entanto, não adianta ter apenas produtos, é preciso oferecer uma experiência de compra completa. Invista em marcas comprometidas com esse aspecto, como a Prowest, que oferecem garantia vitalícia e fornece ferramentas de vendas cada vez mais avançadas ao lojista.

  3. Destaque os benefícios: Ao apresentar uma bicicleta ao cliente, não se limite a falar das especificações técnicas. Destaque os benefícios que ela proporciona, o sonho da saúde perfeita, o conforto, segurança, possibilidade de proximidade com a natureza, entre outros. Isso ajuda o cliente a se conectar emocionalmente com o produto.

  4. Crie uma experiência única: Busque formas de tornar a experiência de compra na sua loja única e memorável. Ofereça test rides, organize eventos, passeios e oficinas em grupo. Isso cria vínculos emocionais e fideliza os clientes.

  5. Atendimento pós-venda: Não se esqueça do atendimento pós-venda. Mantenha contato com o cliente, ofereça suporte técnico, crie um lembrete via Whatsapp que é a hora de fazer a manutenção da bicicleta. Isso demonstra cuidado e preocupação com a satisfação do cliente.

  6. Integre online e offline: Não encare a internet como concorrente, mas sim como uma aliada. Tenha presença online, as redes sociais permitem isso de forma 100% gratuita, divulgue seus produtos e serviços não só nas redes sociais, mas em site e marketplaces. Isso amplia sua visibilidade e alcance de público. Na internet não é só preço baixo, mas sim, relevância e experiência de compra.

  7. Capacite sua equipe: Invista tempo na capacitação da sua equipe. Treine-os para oferecer um atendimento de excelência, com foco na resolução de problemas e na satisfação do cliente. Se não sabe por onde começar a treinar, tem dificuldade com isso, peça pra cada um do seu time ler um artigo sobre ciclismo e entregar um resumo pra você ao final da semana, você pode se surpreender com isso!


Se precisar de artigos super interessantes sobre técnicas de venda, de gestão e produto, o Blog da Prowest é uma excelente escolha pra iniciar!


Seguindo essas dicas e colocando em prática no dia a dia, você certamente verá um aumento nas vendas e na fidelização dos clientes. Lembre-se sempre de oferecer um atendimento humanizado, personalizado e que transmita confiança.


Vamos pedalar juntos, rumo a novas experiências em 2024!


Eu sou o João Rodrigo, sócio da RLS, da Prowest Bike e Consultor de Negócios presente na história de diversas outras empresas do segmento, vivo de bike há 30 anos e o meu compromisso nesse Blog é ajudar você, dono de bicicletaria, bike shop e o seu time escalar maiores resultados.


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